segunda-feira, 30 de março de 2009

Amos Oz


[A história da Ordem das Colheres de Chá]

Eu creio que se uma pessoa está olhando uma grand calamidade - quer dizer uma conflagração - existem à ela sempre três aletrnativas:

Opção 1: Fugir, tão longe e o quão rápido possível, e deixar eles que não podem correr se queimar.
Opção 2: Escrever uma carta bem zangada para o editor de seu jornal mandando que as pessoas responsáveis sejam despedidos no defavor. Ou seja montar uma demonstração.
Opção 3: Trazer um balde de àgua e jogar no fogo, e se você não tiver um balde, trazer um copo, e se você não tiver um copo, usar uma colher de chá - todo mundo tem uma colher de chá.

E sim, eu sei que uma colher de chá é pequena e o fogo é imenso, mas nós somos milhões e cada um de nós tem colher de chá. Então eu gostaria estabelecer a Ordem da Colher de Chá.

As Pessoas que participam da minha atitude - não a atitude de fugir, nem a atitude da carta, mas a atitude da colher de chá - eu gostaria que esses usassem uma pequena colher de chá na lapela de seus casacos, Assim saberíamos que estamos no mesmo movimento, na mesma fraternidade, na mesma irmandade, na mesma ordem, a Ordem da Colher de Chá.

Isso é a minha filosofia resumidamente - ou mesmo numa colher de chá.


Shalom Akhshav

Nenhum comentário: